Buscar
  • UMAMI Comunicação em Gastronomia

Aprenda a preparar a tilápia perfeita!

Dicas sobre temperos e preparos para garantir um filé de tilápia delicioso


De fácil preparo e delicioso sabor, o filé de tilápia ganhou o coração e o paladar dos brasileiros em suas mais diferentes versões. A tilápia é um peixe de água doce que, além de possuir várias propriedades nutritivas importantes, também é pouco calórico e é encontrado, com valor acessível e porções variadas, em diversos supermercados. Atualmente, a tilápia é um dos peixes mais criados e comercializados no nosso país, porém ela é uma espécie originária de algumas regiões da África e, também, do Oriente Médio, que foi introduzida na gastronomia brasileira por volta da década de 1970


Como escolher o seu peixe?

Na hora de comprar a sua tilápia, é importante se atentar para alguns detalhes como a pele do peixe (se está brilhante é sinal de que o peixe está fresco, por exemplo), as brânquias, que ficam próximas da cabeça do peixe, devem estar avermelhadas, os olhos devem estar brilhando e, além disso, o odor não deve ser muito forte. Oma ótima alternativa é optar por filés de tilápia congelados, que possuem diferentes pesagens em pacotes variados e que já estão limpos e cortados para preparo. Todos esses pequenos detalhes influenciam no sabor final do prato preparado.


Mãos à obra, é hora do preparo!

Bom, após escolhermos cuidadosamente nossa estrela principal, chegamos a uma das melhores partes: o preparo! É nesse momento que a tilápia revela a sua versatilidade, já que combina com diferentes tipos de tempero e se adapta às mais variadas receitas. Para que o sabor do peixe seja acentuado, os temperos devem ser bastante utilizados. Os mais comuns no preparo das tilápias são: limão, mostarda, coentro, açafrão, orégano e pimenta (como a pimenta-do-reino, principalmente). Esses temperos ajudam a realçar o sabor da tilápia e, além disso, servem para versões assadas, grelhadas, ensopadas, fritas e até mesmo cruas.

O fato é que, qualquer um desses tipos de preparos, combinados com diferentes temperos e acompanhamentos, como os molhos, revelam e proporcionam um sabor e uma experiência gastronômica diferente com a tilápia. Legal, né? Tudo depende da forma que você prepara o seu peixe e, para isso, também temos dicas incríveis para você, dá só uma olhadinha:


Assada: Se prefere fazer algo mais saudável, a tilápia assada é uma boa opção, já que o preparo no forno não necessita da adição de muita gordura. Ela pode ser acompanhada de diversos legumes, como as batatas, por exemplo.


Grelhada: A tilápia grelhada é a mais utilizada por aí, seja em casa ou em restaurantes, é ela a preferência quando o assunto é praticidade e leveza. Para isso, o ideal é que a sua frigideira seja antiaderente, para que o peixe não grude e você possa usar apenas um pouco de azeite ou óleo no preparo. Alho e limão são dois ingredientes curinga para esse preparo.


Ensopada: Se você escolhe comer a tilápia ensopada, é importante saber que azeite, tomates e pimentões frescos harmonizam bem com a leveza desse peixe.


Frita: Nada como uma boa tilápia empanada e frita, né? Bem crocante e sequinha… Mas você já parou para pensar no que é necessário para que a tilápia frita fique tão deliciosa? Pois é, para garantir que ela fique sempre bem sequinha, é importante que o óleo utilizado esteja sempre limpo (de preferência em primeiro uso) e super quente.


Crua: Você pode até ter achado estranho, mas o sabor suave e a versatilidade desse peixe estão fazendo com que, cada vez mais, ela seja utilizada no preparo de pratos crus, como o ceviche, por exemplo.

No nosso e-book de receitas você encontra dicas e ideias incríveis de preparo do filé de tilápia, para incrementar o seu cardápio do dia a dia ou até mesmo de algum evento especial. Algumas receitas também estão disponíveis nas nossas páginas do facebook e do instagram. Acesse o nosso e-book exclusivo, nos siga nas redes sociais e fique sempre de olho nas nossas novidades e dicas pra você!

282 visualizações
PISCICULTURA TRÊS MARIAS LTDA
Fazenda Sucuarana, s/n, Zona Rural,
CEP 39.205-000 - Três Marias, MG