top of page
Buscar
  • Foto do escritorUMAMI Comunicação em Gastronomia

Você sabe o que é o processo de glaciamento de pescados?

Saiba tudo sobre o tema nesse conteúdo que preparamos pra você



A adição de água no glaciamento dos pescados é um tema que chama a atenção de quem adquire peixes com frequência, principalmente dos estabelecimentos comerciais, que têm que garantir que não estão tendo prejuízos com o produto que compram.


Mas vamos por partes: o que é glaciamento?

O glaciamento é um processo fundamental para garantir que o peixe não desidrate nem oxide. Ele consiste no seguinte procedimento: após o congelamento, os filés são mergulhados em água com gelo por alguns segundos, o que cria uma fina camada extra de gelo que protege o pescado.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estipulou em sua instrução normativa 31 que a porcentagem de água adicionada ao peixe nesse processo não pode ultrapassar 12% do seu peso.

Mas há um detalhe muito importante! Esse valor deve ser descontado do peso líquido informado na embalagem.

E você pode checar a quantidade de água adicionada no glaciamento do peixe de uma forma muito simples. É só seguir o seguinte procedimento:

- Pese o seu peixe embalado e congelado e anote o peso indicado pela balança

- Retire o peixe da embalagem e pese a embalagem vazia e limpa. Subtraia o peso da embalagem do peso total e anote

- Coloque os peixes em uma peneira.

- Mergulhe em água a 20º e mantenha submerso durante 20 segundos

- Retire a peneira com o peixe da água e espere escorrer por 30 segundos

- Pese novamente o seu peixe e verifique a porcentagem de peso que diminuiu. Segundo a instrução normativa do MAPA, IN 30, ela não deve ser superior a 12%. E o peso líquido deve ser igual ao mencionado na embalagem.

Mas é preciso atenção! Os tempos e a temperatura da água indicados são de extrema importância para um cálculo exato e devem ser seguidos à risca!

Aqui nas Três Marias Tilápia nós seguimos rigorosamente todas as normativas dos órgãos responsáveis e somos fiscalizados frequentemente. É assim que garantimos a qualidade do peixe que vai para a sua mesa. Pode fazer o teste!

904 visualizações0 comentário
bottom of page